Nem Todos são Missionários. . . E tudo bem [Parte 2] (Jackson Wu)

Campus Teológico
4 min readJun 28, 2024

--

Jackson Wu (Ph.D Southeastern Baptist Theological Seminary) é teólogo residente na Mission One, autor de Reading Romans with Eastern Eyes, One Gospel for All Nations, e Saving God’s Face. Editor de resenhas de livros para Themelios. Serviu como plantador de igrejas e professor para pastores chineses no Leste Asiático.

No último post, disse que enquanto eu amo a emergência de linguagem missional, não acredito que seja útil para as pessoas dizerem, “todo cristão é um missionário.” Missionários são missionais, mas pessoas missionais não são necessariamente missionárias.

Pense em círculos concêntricos. O grande círculo representa aqueles que deveriam ser missionais (por exemplo, todos os cristãos). O círculo interno representa os missionários (por exemplo, aqueles que atravessam culturas).

Em primeiro lugar, quero responder antecipadamente a uma suposição que ouvi muitas vezes. Muitas vezes as pessoas assumem ou atribuem a mim a noção de que, de alguma forma, ser missionário é um chamado “mais elevado” ou “mais santo” do que não ser missionário. Essa é uma sugestão total falsa se não deplorável. Aqueles que poderiam me acusar injustamente têm um problema funesto em seu pensamento. Eles parecem correlacionar função com categoria de importância e honra.

Os cristãos são santo somente pela virtude de Cristo.

Na verdade, pessoas como missionários e pastores são os piores hipócritas porque, como pecadores treinados, normalmente sabem e/ou ensinam muito mais do que podem obedecer. Mais conhecimento e responsabilidade significa que eles tentaram e falharam mais. Não estou criticando missionários e pastores; estou apenas falando de uma realidade que tais líderes devem reconhecer humildemente. Mesmo que eles tenham um único papel dentro da Igreja, eles, no entanto, ficam aquém da glória de Deus (como todo mundo). Não confunda função e categoria de valor. Ouça as palavras de Paulo sobre a Igreja:

“Ao contrário, as partes do corpo que parecem mais fracas são indispensáveis, e às partes do corpo que consideramos menos honrosas concedemos maior honra, e as nossas partes não apresentáveis ​​são tratadas com maior modéstia, já que nossas peças mais apresentáveis ​​não exigem modéstia. Mas Deus compôs o corpo de tal maneira, dando maior honra à parte que faltava, para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros tenham o mesmo cuidado uns pelos outros” (1Co 12:22–25).

Importa dizer que todos são missionários?

A promessa que mais enquadra basicamente toda a Escritura foi dada a Abraão em Gn 12:3. Em Gl 3:8, Paulo chama expressamente essa promessa de evangelho:

“E a Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, pregou o evangelho de antemão a Abraão, dizendo: ‘Em ti todas as nações serão abençoadas.’”

Alguns versos antes, lemos que Jesus se tornou uma maldição. Por que? Não é simplesmente porque ele nos ama e quer que todos os indivíduos sejam salvos. Paulo explica a agenda de Deus:

“para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse aos gentios, para que pela fé recebêssemos o Espírito prometido” (Gl 3:14).

Resumindo, Deus fez uma aliança para abençoar todas as nações, até mesmo enviando Jesus para morrer para que isso se cumprisse. Se as nações não são abençoadas através de Jesus, descendência de Abraão (cf. Gl 3:16), então Deus é mentiroso. Por que meios Deus escolheu completar esta tarefa? Cristãos cruzando culturas com o evangelho, por exemplo, missões. Entre os vários ministérios potenciais da Igreja, o trabalho específico de missões tinha um lugar único.

Se as missões não acontecerem de tal forma que as nações não ouçam o evangelho e recebam a bênção de Abraão, Cristo morreu em vão e Deus não é fiel a sua promessa. Os corais e as lavagens de carros poderiam cessar, os ministérios de jovens e os centros de assistência à gravidez poderiam fechar, por mais maravilhosos e importantes que sejam, mas Deus não teria quebrado as suas promessas.

Quase todo missionário já ouviu isso uma ou cem vezes: “Por que você está indo para lá? Ainda há pessoas aqui que não conhecem a Jesus.” Pessoas estão sempre procurando por razões para não ir ou enviar missionários. Não estou dizendo que missão é o único ministério da Igreja; no entanto, é essencial para a sua constituição como povo que vive entre a ascensão e o retorno de Cristo. Nos últimos 15 anos, à medida que a literatura “missional” cresceu, acho irônico e surpreendente a frequência com que aqueles que falam muito sobre ser “missional” dizem tão pouco sobre “missões”.

(Nota para evitar comentários equivocados: Não estou dizendo que todas as pessoas que usam linguagem missional não apoiam missões.) Sou pró-vida missional e igrejas missionais. Fui muito influenciado por escritores “missionais”, como Lesslie Newbigin (e.g., O Evangelho em Uma Sociedade Pluralista e livros como The Missional Church de Darrell L. Guder)

Nosso propósito é apresentar vozes diferentes para o debate cristão. Focamos na unidade e na diversidade, queremos que todos participem da mesa do Senhor, mesmo que vejam várias coisas de formas diferentes. Nem sempre os pontos de vista apresentados refletem as posições dos editores e tradutores!

Siga nossas Redes Sociais:
Instagram
Facebook
Twitter

Tradução: Rafael Sales

--

--

Campus Teológico

O Campus tem como fundamento a diversidade na unidade cristã. Existimos para encorajar o diálogo na igreja de Cristo.